André Trigueiro e Eduardo Leite batem boca ao vivo na GloboNews.
Assunto do embate foi a tragédia no Rio Grande do Sul.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e o jornalista André Trigueiro, tiveram um embate ao vivo, durante edição do Em Pauta, da GloboNews, na noite desta quarta-feira (6). O assunto da entrevista era a passagem de um ciclone extratropical sobre o litoral do estado, que deixou ao menos 39 mortos.
Leite explicou que os modelos matemáticos não previram o volume de cerca de 300 milímetros em diversas bacias hidrográficas, o que causou estranheza ao jornalista. Ele disse que o mesmo “discurso” seria utilizado por outros políticos há anos.
O governador, por sua vez, não gostou da observação de Trigueiro:
– Você quer colocar a culpa em mim porque falei sobre modelos matemáticas que não apontaram a precipitação prevista? – questionou Leite.
– A pergunta que eu lhe fiz não remete a apertar botões. Falei de cultura de prevenção que não necessariamente se resolve em quatro anos apertando botão – rebateu Trigueiro.
O governador destacou que a questão trazida seria apenas sobre chover mais que a previsão climática feita por modelos matemáticos.
– É claro que sempre tem mais o que fazer. É claro que tem que aperfeiçoar, mas nós estamos aqui trabalhando, tentando salvar vidas, tentando restabelecer a ordem aqui nessas cidades enquanto tu estás comentando as coisas – provocou.
– É o teu papel como comentarista fazer a cobrança, mas estamos fazendo o trabalho para salvar as vidas dessas pessoas, e não apenas fazer críticas e apontar e dizer e falar para um e para outro. Estamos fazendo todo um esforço de transição energética, mas a gente não aperta um botão e resolve as coisas da noite para o dia – continuou o governador, aborrecido.
Confira: