CPI da Câmara Distrital aprova convocação de Walter Delgatti.

Hacker é suspeito de invadir o sistema do CNJ.

Hacker Walter Delgatti na CPMI do 8 de janeiro Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Os deputados distritais que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovaram, nesta quinta-feira (24), a convocação do hacker Walter Delgatti Neto.

Conhecido como Hacker da Vaza Jato, Delgatti é suspeito de invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserir falsos documentos e alvarás de soltura no Banco Nacional de Mandados de Prisão.

O hacker também responde a processo por ter invadido os telefones celulares do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e hoje senador Sergio Moro (União Brasil-PR), acessando e divulgando as conversas deste com outras autoridades, como o ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato e deputado federal cassado, Deltan Dallagnol (Podemos-PR).

A divulgação das informações extraídas ilegalmente dos aparelhos telefônicos de autoridades públicas deu origem à chamada Operação Vaza Jato, que expôs os bastidores da Operação Lava Jato.

Na última segunda-feira (21), o juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília, condenou Delgatti a 20 anos de prisão e outros seis acusados por invadirem os aparelhos celulares de Moro e acessar a conta do ex-ministro no aplicativo de mensagens Telegram.

A decisão judicial comporta recurso.

*Com informações da Agência Brasil

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta