Líder do PT na Câmara defende Zanin após críticas da esquerda.
“Tenho plena confiança que ele será um excelente ministro”, disse Zeca Dirceu.Zeca Dirceu, líder governista na Câmara Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara, defendeu o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, após parte da esquerda criticá-lo por seus votos recentes na Corte. Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Zanin votou contra a descriminalização do porte de maconha, e contra equiparar o crime de homofobia ao de injúria racial.
Em entrevista ao colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, Zeca Dirceu disse ser muito cedo para fazer uma análise da postura de Zanin e afirmou confiar que o escolhido de Lula se sairá um “excelente ministro”.
– Muito cedo para fazer avaliação. Tenho plena confiança que ele será um excelente ministro – assinalou.
O influenciador Felipe Neto, por outro lado, não considerou ser prematuro expressar sua opinião e já deixou clara a sua insatisfação com Zanin. Na avaliação do youtuber, o novo magistrado é “ultraconservador”.
– Teremos 27 anos deste sujeito no STF. Defenderei o voto no Lula em 2022 até a morte, mas classifico esse como seu maior erro até agora. Imperdoável, inexplicável e inaceitável. Temos agora três ministros ultraconservadores na Corte – queixou-se, referindo-se também aos ministros André Mendonça e Nunes Marques, ambos indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Outros nomes alinhados à esquerda que criticaram Zanin foram o da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e o do deputado estadual do Rio de Janeiro Carlos Minc (PSB).
PLENO.NEWS