Nomeado por Lula pode perder cargo após denúncia de desvios.
Crime teria ocorrido em Pernambuco entre os anos de 2014 e 2017.
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o coordenador do Fórum de Mudança do Clima, Sérgio Luís de Carvalho Xavier, por suposta participação em esquema de desvio de mais de R$ 6 milhões.
Indicado pelo presidente Lula (PT) em julho, o nome de Xavier aparece em investigações que apuram fraudes em licitações e contratos para desvio de recursos do Serviço Social da Indústria (Sesi) em Pernambuco, entre os anos de 2014 e 2017.
Na época, Sérgio Xavier era secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco no governo de Eduardo Campos, e atuava como consultor do projeto Relix Pernambuco.
Segundo apuração do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU), as despesas do projeto foram feitas sem avaliação financeira, sem pesquisa de mercado e sem acompanhamento da execução financeiro-orçamentária do projeto.
O MPF apresentou a denúncia à 4ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, pedindo a condenação dos acusados pelos crimes de furto qualificado. Além disso, o órgão pede a perda de cargo ou função pública, perda de bens incompatíveis com seus rendimentos lícitos e pagamento de indenização em valor mínimo igual ao que foi desviado.
Por: Leiliane Lopes
PLENO.NEWS