Guilherme Derrite conversa com Gentili sobre a polícia de SP.
“Objetivo é asfixiar financeiramente o crime organizado”, afirma o secretário de Segurança Pública do estado.
O The Noite, desta terça-feira (22), recebe o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo e deputado federal licenciado Guilherme Derrite. Em conversa com Danilo Gentili, ele fala sobre a opinião pública a respeito da força policial.
– As pessoas são levadas a crer que o problema de segurança pública é culpa da polícia, do policial. Existe uma fragilidade em todo o sistema de justiça criminal. Passando pela legislação, inclusive, que são os maiores responsáveis de mudar a lei…. É a questão do judiciário, do Ministério Público que, querendo ou não ficam de mãos atadas para trabalhar com aquelas leis que são ali postas e elaboradas pelo Congresso Nacional – disse.
– Tem o sistema prisional que pouca gente fala, mas que tem o dever de neutralizar o indivíduo que é colocado lá. O conjunto dessa obra toda é que acaba proporcionando a insegurança pública ou uma segurança pública sem tanta qualidade, como deveria ser – continuou.
Derrite também falou sobre objetivos e estratégias:
– Nosso objetivo é asfixiar financeiramente o crime organizado. Tudo gira em torno de uma cadeia ilícita que existe. Roubo e furto de celular, roubo e furto de veículo. Existe uma economia ilícita envolvida e alguém que está ganhando dinheiro, isso gera lucro. O crime é uma atividade econômica como outra qualquer.
Também houve comentário sobre o caso do soldado da Rota Patrick Bastos Reis, assassinado em Guarujá, em 27 de julho.
– O crime avançou tanto que ele achou que poderia enfrentar o Estado, naquele momento representado pelas forças de segurança (…) lá para cá, foram mais de 540 prisões. Do dia 28 de julho para cá. Mais de 200 indivíduos procurados, capturados. Estamos chegando a 900 quilos de droga apreendidos. Mostrando que, no estado de São Paulo, não tem um local que a polícia não entre. Não vamos permitir a criação de estado paralelo aqui.
O The Noite vai ao ar partir de 00h15, no SBT.
Por: Monique Mello
PLENO.NEWS