Em 2017, Moraes falou sobre risco de “ditadura do Judiciário”.
Magistrado concedeu entrevista à Jovem Pan e falou em “autocontenção” do STF.
Um vídeo de 2017 do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi ressuscitado pelas redes sociais e corre pelos meandros da internet. Trata-se de uma entrevista do magistrado à Jovem Pan, onde ele fala sobre o risco de se estabelecer uma ditadura do Judiciário.
– Imagine se o Supremo Tribunal Federal fosse de uma única pessoa – disse o ministro em uma fala considerada profética para os que reconhecem em sua pessoa, hoje, tal proeminência que lhe confere autoridade sobre os demais judicantes da Corte.
Ele continua:
– Teríamos uma ditadura do Judiciário. Uma posição, mesmo que acabe ideologicamente prevalecendo sobre o jurídico, acaba sendo contestada por outro ministro. Isso gera um equilíbrio.
Na época, Moraes destacou como grande desafio dos ministros do STF conseguir não ser contaminado em suas decisões por convicções pessoais e atuar norteado, somente, em observância às leis brasileiras.
– Isso é algo que Ruy Barbosa dizia: “O Supremo Tribunal Federal tem o privilégio de errar por último”, porque não há recurso em relação aos erros – enfatizou Moraes.
E pontuou:
– Exatamente, por isso, deve haver uma autocontenção maior dessas Cortes, como o Supremo Tribunal Federal.
Por: Marcos Melo
PLENO.NEWS