Presidente da Colômbia, Petro virá ao Brasil para tentar acordo na Cúpula da Amazônia.

Evento acontece na próxima semana.

Gustavo Petro ao lado de Lula Foto: PR/Ricardo Stuckert

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, viajará ao Brasil, como previsto, para participar na Cúpula da Amazônia, que será realizada nas próximas terça (8) e quarta-feira (9), em Belém (PA). No evento, chefes de Estado tentarão chegar a um acordo para levar a cabo ações conjuntas de proteção da Amazônia.

Petro, que se reuniu com presidente Luiz Inácio Lula da Silva para preparar esta cúpula em julho, em Letícia (coração da Amazônia colombiana), participará na IV Reunião de Chefes de Estado da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Petro será acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores, Álvaro Leyva Durán, pela ministra do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Susana Muhamad, e pelo diretor do Departamento Administrativo da Presidência (DAPRE), Carlos Ramón González.

A cúpula abordará questões que dizem respeito a todos os países da região amazônica, como desmatamento, criminalidade transnacional e crise climática.

– Após a cúpula, será adotada a Declaração de Belém do Pará, um texto que definirá os compromissos que os Estados membros devem assumir para enfrentar os desafios em comum que a Amazônia enfrenta – informou a presidência colombiana em comunicado.

Para a Colômbia, os objetivos que levará para a mesa e que tentará incluir na declaração são travar o desmatamento, a extração mineral ilegal e a expansão da fronteira extrativista.

Também será dada ênfase na “interconexão dos biomas andino e amazônico como base para a restauração e proteção da floresta tropical e dos rios” e na participação efetiva e plena dos povos indígenas.

Na próxima segunda-feira (7), antes da cúpula, os ministros das Relações Exteriores e Meio Ambiente dos oito países se reunirão “para aprofundar as questões abordadas na declaração”.

A última reunião da OTCA, uma organização intergovernamental formada pelos oito países amazônicos (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) que assinaram o Tratado de Cooperação Amazônica, foi realizada em 2009 em Manaus.

*EFE

-pleno.news

Deixe uma resposta