Guga Chacra comenta: “Lula erra ao atacar presidente chileno”

O petista discorda da visão de Boric sobre os ataques russos contra a Ucrânia

Lula e Gabriel Boric Foto: Ricardo Stuckert/PR

O comentarista político Guga Chacra, do jornal O Globo, escreveu um artigo criticando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por causa da fala a respeito do presidente chileno Gabriel Boric.

Durante entrevista em Bruxelas, o presidente brasileiro resolveu criticar Boric pela opinião do político em relação à invasão da Ucrânia pela Rússia. Boric é contra os ataques russos, Lula parece apoiar Vladimir Putin.

Para Chacra, o petista deveria ter mais ligações com Boric, um representante da esquerda, moderno, alinhado a governos social-democratas progressistas; e ter menos ligações com Nicolás Maduro.

No texto, o comentarista pontuou que a administração do ditador venezuelano é “ultrapassada, reacionária, misógina, homofóbica, racista, dependente da energia fóssil e com enorme retrocesso para a população mais pobre”.

– Causa surpresa, portanto, que líder brasileiro demonstre, ao menos no discurso, mais insatisfação com Boric do que com Maduro – afirmou Guga Chacra.

Na visão do colunista, Lula foi arrogante ao criticar Boric por sua visão sobre a guerra contra a Ucrânia.

– Boric não defendeu sanções à Rússia e tampouco o envio de armas à Ucrânia, como fazem nações europeias. Simplesmente foi firme ao condenar o agressor – escreveu o analista político.

E continuou:

– O presidente brasileiro parece ter mais problema com o presidente chileno, de esquerda e democrático, do que com o russo, de extrema-direita, e com Maduro, que comanda uma ditadura.

Por: Leiliane Lopes

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta