Rosa Weber compara atos do 8/1 com ataque a Pearl Harbor

Ministra discursou ao receber homenagem da OAB.

Rosa Weber Foto: Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

Rosa Weber, ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), fez uma comparação entre os atos radicais de 8 de janeiro no Distrito Federal e o ataque à base naval de Pearl Harbor, nos Estados Unidos, feito pela marinha japonesa, em 1941.

A declaração foi dada na última sexta-feira (14), durante o Seminário e Encontro Nacional da Associação de Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC). Em seu discurso, a magistrada citou uma fala de Franklin Roosevelt, presidente dos Estados Unidos na época do ataque histórico.

– O presidente Franklin Roosevelt, em 8 de dezembro de 1941, perante o Congresso Norte-Americano, ao reagir ao ataque aéreo japonês, deflagrado na véspera, contra as Forças Navais Norte-Americanas, em Pearl Harbor, no Havaí, disse que aquela data, 7 de dezembro de 1941, pelo caráter traiçoeiro da agressão, viveria eternamente na infâmia. Para nós, 8 de janeiro de 2023 será eternamente o Dia da Infâmia. E não deixaremos ser esquecido, na defesa da democracia constitucional e do Estado Democrático de Direito – afirmou a ministra.

Weber foi homenageada no evento por sua atuação no caso das manifestações de 8 de janeiro. A honraria foi dado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Por: Monique Mello

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta