TSE forma maioria para absolver ex-ministro Braga Netto

General da reserva foi vice na chapa do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ex-ministro Walter Braga Netto Foto: PR/Anderson Riedel

Após o voto do ministro André Ramos Tavares, nesta quinta-feira (29), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria para absolver o general Walter Braga Netto, que foi candidato a vice na chapa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A sessão que julga a reunião de Bolsonaro com embaixadores foi interrompida e será retomada nesta sexta (30).

Até o fim da sessão desta quinta, após terem sido colhidos os votos de Benedito Gonçalves, Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares, o placar está 3 a 1 a favor da inelegibilidade de Bolsonaro. No entanto, em relação ao general da reserva, os quatro magistrados foram contrários a torná-lo inelegível.

Sobre Braga Netto, todos os ministros seguiram a posição do relator, Benedito Gonçalves, de que o general não teve envolvimento com a reunião entre Bolsonaro e os embaixadores, evento que é alvo da ação que está em análise na Corte Eleitoral.

– Deixo também de declarar a inelegibilidade do segundo investigado, Walter Souza Braga Neto, em razão de não ter sido demonstrada sua responsabilidade para a consecução das práticas ilícitas comprovadas nos autos – disse Gonçalves.

Por: Paulo Moura

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta