Ministros do STF parabenizam Zanin por aprovação no Senado

Membros da Suprema Corte repercutiram a aprovação do indicado de Lula ao Supremo.

Plenário do STF Foto: Nelson Jr/SCO/STF

Após o Plenário do Senado aprovar, nesta quarta-feira (21), a indicação do advogado Cristiano Zanin Martins para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) deixada por Ricardo Lewandowski, os dez ministros da Suprema Corte repercutiram o fato e parabenizaram o novo integrante, que recebeu os votos favoráveis de 58 senadores e desfavoráveis de 18.

A presidente da Corte, ministra Rosa Weber, disse receber “com alegria a notícia da aprovação pelo Senado Federal do advogado Cristiano Zanin para o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal” e declarou estar certa de que o novo nome “contribuirá para o fortalecimento da democracia constitucional em nosso país”.

Já o decano do STF, o ministro Gilmar Mendes, declarou que Zanin foi “merecedor” da aprovação e que antevê nele “uma brilhante trajetória no Supremo Tribunal Federal”. O ministro Alexandre de Moraes, por sua vez, disse: “Tenho absoluta certeza de que o Brasil ganhará com sua atuação competente e corajosa em nossa Suprema Corte”.

Luís Roberto Barroso, que, a exemplo de Zanin, também chegou na Suprema Corte oriundo da advocacia, afirmou que o advogado de Lula “sempre atuou com elevada qualidade profissional e tenho dele a visão de advogado sério, competente e ético mesmo diante de adversidades”.

Outro integrante do Supremo oriundo da classe da advocacia, o ministro Dias Toffoli disse que Zanin “com certeza somará ao STF com todo seu brilho, inteligência, capacidade e sua lhaneza”. Já o ministro Luiz Fux disse que a aprovação revela que o advogado “revela que ele tem a competência necessária para integrar a Suprema Corte. Será recebido de braços abertos”.

O ministro Edson Fachin destacou que a Corte volta a ter a composição completa e cumprimentou o nome indicado por Lula, enquanto a ministro Cármen Lúcia disse que a “competência, lhaneza e firmeza” de Zanin “serão qualidades que honrarão a toga, com a contribuição jurídica em benefício da jurisdição de que precisa a democracia brasileira”.

Os dois ministros mais recentes do STF também se manifestaram sobre a aprovação do advogado. Nunes Marques parabenizou Zanin e que deseja “muito sucesso no desempenho da magistratura no STF”, enquanto André Mendonça disse que “trata-se de um jurista preparado e que tem muito a contribuir com o sistema de Justiça em nosso país”.

Por: Paulo Moura

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta