Submarino que desapareceu tem ar respirável para mais 32 horas
Embarcação pode estar a 3.810 metros de profundidade.
Nesta terça-feira (20), a Guarda Costeira dos Estados Unidos informou estimar que o submarino turístico que desapareceu ao visitar os restos do Titanic ainda tem por volta de 32 horas de ar respirável. A embarcação, intitulada Titan, abriga cinco pessoas a bordo e deve estar a aproximadamente 3.810 metros de profundidade.
Segundo o capitão Jamie Frederick, da Guarda Costeira, o resgate precisa ser feito até cerca de 6h da próxima quinta-feira (22) para que haja chance de encontrar a população com vida. As buscas são consideradas difíceis, porque cobrem uma área de quase 1.450 quilômetros e uma profundidade de até 4 mil metros.
Até hoje, o resgate subaquático mais profundo já realizado ocorreu em 1973, na Irlanda, a 480 metros abaixo da superfície, após três tripulantes ficarem presos por 72 horas.
No caso da expedição feita pela OceanGate nesta semana, uma grande embarcação deixou um porto canadense em Newfoundland transportando na superfície o submarino e os turistas, que pagaram 250 mil dólares cada um (R$ 1,19 milhão) para visitar os destroços do Titanic.
Ao chegar próximo ao ponto onde o navio naufragado se encontra no Oceano Atlântico, o submarino Titan foi liberado para afundar na água, fazendo uma descida de até duas horas até os destroços do Titanic.
Entretanto, por volta de uma hora e 45 minutos de descida, o Titan perdeu a comunicação, desaparecendo sem deixar rastros.
O sumiço mobilizou uma grande operação de resgate anunciada nesta segunda (19), feita tanto na superfície quanto embaixo da água. A operação inclui três aviões Hércules C-130, uma eronave P8 equipada com um sonar, um navio quebra-gelos Kopit Hopson 1752 e um submarino.
Por: Thamirys Andrade
PLENO.NEWS