Relembre polêmicas envolvendo relator de ação contra Bolsonaro
Ministro Benedito Gonçalves do TSE é próximo ao presidente Lula.
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Benedito Gonçalves, relator da ação que julgará a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a partir desta quinta-feira (22), tem histórico de polêmicas flagradas e eternizadas pelas redes sociais.
O magistrado, na cerimônia de diplomação de Lula no TSE, em 12 de dezembro do último ano, ao ser convidado pelo presidente da Corte, Alexandre de Moraes, para compor a mesa, se aproximou de Moraes e disse em seu ouvido uma mensagem captada pelo microfone do ministro.
– Missão dada é missão cumprida!
Benedito Gonçalves também gerou grande repercussão nas redes com o nível de intimidade com Lula, revelado em um vídeo onde ele aparece conversando com o presidente eleito e dizendo “vou ligar, pode deixar”.
Nesta mesma ocasião, o petista bate com a mão repetidas vezes no rosto de Benedito, em forma de cumprimento, gesto interpretado por muitos, na época, como manifestação de autoridade de Lula e subserviência do ministro.
Ambos episódios foram compartilhados no Twitter, em 12 de dezembro de 2022, em um vídeo publicado pelo jornalista Jorge Serrão. Confira!