Joe Biden vê risco “real” de Putin utilizar armas nucleares

Presidente dos Estados Unidos já manifestou preocupação com o uso de armas nucleares táticas pela Rússia.

Joe Biden, presidente dos EUA Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta segunda-feira (19) que vê um risco “real” de que o presidente russo Vladimir Putin use armas nucleares táticas no conflito contra a Ucrânia. O armamento é considerado muito mais destrutivo que uma ogiva convencional.

– Quando eu estava aqui, cerca de dois anos atrás, dizendo que me preocupava com o Rio Colorado secando, todo mundo olhou para mim como se eu fosse louco (…). Eles olharam para mim como quando eu disse que me preocupo com Putin usando armas nucleares táticas. É real – disse Biden.

Outra questão envolvendo as armas nucleares táticas é o fato de que elas causam contaminação por radiação que afeta o ar, o solo, a água e a cadeia alimentar. Recentemente, Biden já havia comentado que a decisão da Rússia de posicionar armas nucleares táticas na vizinha Belarus, o que segundo Putin já ocorreu, era “absolutamente irresponsável”.

A Rússia, por sua vez, chama o posicionamento dos Estados Unidos de hipócrita e argumenta que os estadunidenses têm cem armas táticas estocadas em seis bases de aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), o clube militar que lidera, na Europa.

Por: Paulo Moura

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta