CPMI do 8/1 aprova convocação de GDias para depor na comissão

Ex-ministro de Lula era um dos nomes mais pedidos por parlamentares da oposição.

Lula e o ex-ministro Gonçalves Dias Foto: Lula/Ricardo Stuckert

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos de 8 de janeiro aprovou, nesta terça-feira (20), a convocação para que o general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias, o GDias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo Lula, preste depoimento ao colegiado. O requerimento de convocação de GDias foi aprovado de forma simbólica e ainda não há data para que ele seja ouvido.

A oitiva de GDias na comissão era uma das mais cobradas por parlamentares da oposição. A expectativa, porém, é de que ainda leve um tempo até que ele seja ouvido, já que os depoimentos devem seguir a cronologia dos acontecimentos que levaram aos atos de 8 de janeiro, iniciando ainda nas eleições de 2022.

A maior parte da base do governo vinha impedindo a convocação do general da reserva, mesmo com a forte pressão exercida por congressistas da oposição. Na última semana, porém, o presidente da CPMI, o deputado Arthur Maia (União Brasil-BA), se queixou do fato de o colegiado ter rejeitado alguns dos nomes requeridos.

GDias deixou o governo em abril deste ano após imagens de câmeras de segurança do Palácio do Planalto mostrarem que ele interagiu com participantes dos atos do 8 de janeiro durante a invasão à sede do Executivo. O ex-ministro foi um dos campeões de pedidos de convocação, solicitados tanto por parlamentares da oposição quanto por congressistas da base do governo.

Por: Paulo Moura

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta