Marcha da Maconha em São Paulo reúne grupos favoráveis à descriminalização da posse de drogas pessoais
Marcha pede a descriminalização não só da maconha, mas também de todas as drogas.
Marcha da Maconha em São Paulo Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
No último sábado (17), grupos favoráveis à descriminalização da posse de drogas para uso pessoal realizaram a 15ª edição da Marcha da Maconha em São Paulo.
No bloco específico da cannabis medicinal, quem fez questão de marcar presença foi o deputado estadual Eduardo Suplicy (PT), que agitava um leque no formato da planta.
Essa mobilização ocorreu às vésperas do julgamento desse tema pelo Supremo Tribunal Federal (STF), agendado para a próxima quarta-feira (21). Na semana que vem, a pauta do STF inclui o retorno do julgamento de uma ação movida pela Defensoria Pública de São Paulo, que busca a inconstitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas, promulgada em 2006. De acordo com esse artigo, adquirir, guardar e transportar entorpecentes para consumo são considerados crimes. Enquanto o relator Gilmar Mendes, já manifestou-se favorável à descriminalização do porte de todas as drogas, os ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin limitaram seus votos à maconha. Ainda faltam os pareceres dos demais ministros.
RANOTÍCIAS.COM