Ciclone extratropical que passou pelo Sul esta semana, deixou até agora,11 mortos e milhares de desabrigados

A passagem do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul deixou um rastro de destruição e tristeza.

Ciclone deixa sul do Brasil e segue para oceano | Agência Brasil

Foto:Agência Brasil – EBC

A Defesa Civil do estado atualizou o número de mortos para 11, enquanto antes eram contabilizadas oito vítimas. Entre os falecidos, está um bebê de apenas quatro meses. Além disso, mais de 3.700 pessoas estão desabrigadas e cerca de 700 desalojadas. Outras 15 pessoas permanecem desaparecidas, todas do município de Caraá, localizado a aproximadamente 90 km de Porto Alegre e com pouco mais de 8 mil habitantes. O governador Eduardo Leite visitou a região e descreveu o cenário como devastador. Diversos municípios também foram afetados, incluindo Maquiné, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Bom Princípio, São Sebastião do Caí, Esteio e Gravataí. Equipes de resgate têm sobrevoado as áreas atingidas para avaliar os danos.

Um vídeo divulgado pelo governo do Rio Grande do Sul mostra o resgate de um homem e seu cachorro, que foram içados para um helicóptero, na cidade de Lindolfo Collor, onde os moradores ficaram ilhados. A situação exige ações rápidas e solidariedade para ajudar as vítimas e reconstruir as áreas afetadas.

Como consequência das inundações e deslizamentos, diversas estradas ficaram totalmente bloqueadas e alguns municípios tiveram problemas de apagão. Alguns ainda seguem sem energia até este final de tarde de domingo.

– A água já batia na cintura em casa. Graças a Deus, os bombeiros vieram rápido e nos socorreram de barco. Parecia pesadelo – disse uma das vítimas que foi resgatada em São Leopoldo.

RANOTÍCIAS.COM

Deixe uma resposta