Nikolas protocola ação popular contra a ida de Zanin para o STF.
“Lula quer aparelhar o STF, mas não aceitaremos”, garantiu o parlamentar.
Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmar que irá indicar seu advogado, Cristiano Zanin Martins, para ser ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), alguns políticos da oposição se manifestaram.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) entrou com uma ação popular para impedir a indicação que, segundo ele, viola os princípios da moralidade e impessoalidade.– Acabo de protocolar ação popular contra a nomeação de Zanin para o STF por violar os princípios da moralidade e impessoalidade. Além de ter sido seu advogado pessoal, Lula já afirmou que Zanin é seu “amigo e companheiro”. Lula quer aparelhar o STF, mas não aceitaremos – escreveu o parlamentar.
Nikolas não foi o único a se manifestar sobre o assunto. O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) usou o Twitter para comentar a falta de ética desta indicação.
– A nomeação de um advogado e amigo pessoal do presidente da República para o Supremo Tribunal Federal não favorece a independência da instituição e fere o espírito republicano.
O deputado federal Daniel Freitas (PL-SC) também se manifestou:
– O advogado do Lula será ministro do Supremo Tribunal Federal. Se você não acha isso minimamente imoral, você faz parte deste problema.