Lula recebe Maduro no Palácio do Planalto para reunião privada.
Ditador venezuelano não vinha ao Brasil desde 2015.
Na manhã desta segunda-feira (29), o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, chegou ao Palácio do Planalto para encontrar-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Após a reunião privada, o governo brasileiro oferecerá um almoço para o venezuelano no Itamaraty.
Longe de terras brasileiras desde 2015, Maduro desembarcou em Brasília na noite deste domingo (29) ao lado da primeira-dama, Cilia Flores. Ele estava proibido de entrar no país desde 2019, devido a uma portaria editada durante o governo Bolsonaro (PL), revogada no fim da gestão.
Durante a reunião com Lula, Maduro deverá assinar dois memorandos, um deles sobre um mecanismo para supervisionar a cooperação bilateral entre os dois países e outro tratando de matéria agroalimentar, segundo informações do jornal O Globo. Há ainda a expectativa de que Lula e Maduro façam uma declaração conjunta após a reunião.
Já nesta terça-feira (30), está previsto que Maduro participe da cúpula com presidentes da América do Sul, no Itamaraty. São esperados líderes de todos os países do continente.
PLENO.NEWS