Lula recebe presentes da China, EUA, Brics e outros; confira
Do presidente da Argentina, Alberto Fernández, ainda não há registros.
Viajando demasiadamente, a lista dos presentes entregues ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva já soma 36 itens. A Presidência da República ainda não comunicou quais mimos são de caráter pessoal e quais são de caráter público, o processo para realizar as identificações ainda será realizado.
Também não há informações sobre quais itens foram oferecidos à primeira-dama, Janja da Silva.
CHINA
Em viagem à China, Lula ganhou do presidente Xi Jinping um prato decorativo, uma bolsa, um quadro e um vaso. O Partido Comunista da China presenteou o presidente do Brasil com um vaso.
Das grandes empresas do país, o petista recebeu um prato decorativo da companhia de energia chinesa State Grid, miniaturas de carros da fabricante de automóveis elétricos da Build Your Dreams (BYD) e um vaso ornamental da Huawei, empresa multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações.
Enquanto esteve em Xangai, Lula recebeu de um “cidadão comum” chinês uma caixa de madeira ornamentada com inscrições douradas em chinês. De acordo com o autor da oferta, o item trata-se de uma “pedra de tinta”.
No entanto, a lista fornecida pela Presidência, não menciona o presente “pedra de tinta”. O único presente de um cidadão que consta nos registrados é um quadro.
A Universidade Agrícola do Sul da China, instituição particular, presentou Lula com um quimono.
EMIRADOS ÁRABES
Dos Emirados Árabes Unidos, Lula ganhou um relógio de mesa.
ARGENTINA
Do presidente da Argentina, Alberto Fernández, ainda não há registros de presentes. O país passa por uma crise econômica, mas apesar disso, a Câmara dos Deputados argentina, entregou ao presidente brasileiro um quadro.
ESPANHA
Em nome do primeiro-ministro Pedro Sánchez, o presidente do Brasil ganhou um tabuleiro de xadrez, com as peças do jogo. Do rei Filipe VI, o petista recebeu um licoreiro e cinco moedas.
PORTUGAL
Do país de Portugal, o petista ganhou um cantil.
WASHINGTON
De Washington, capital dos Estados Unidos, Lula trouxe uma caneta e uma escultura.
URUGUAI
O governo do Uruguai deu uma pintura e a prefeitura de Montevidéu entregou ao petista um troféu.
BRICS
Além dos países já citados, o Brics, bloco econômico integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, presidido por Dilma Rousseff, entregou a Lula uma escultura.
Não há informações sobre os valores dos itens ofertados ao presidente brasileiro. Ocupando o cargo de chefe do Executivo, é natural que o petista receba presentes de outros países e, até mesmo de empresas privadas, entidades ou cidadãos comuns.
As informações são dos colunistas Rodrigo Rangel e Sarah Teófilo, do Metrópoles.
Por: Priscilla Brito
PLENO.NEWS