Curitiba terá ato pró-Deltan no próximo domingo

A manifestação está marcada para acontecer na porta do Ministério Público Federal na capital paranaense.

Deltan Dallagnol em coletiva de imprensa Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Apoiadores do ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) estarão reunidos, próximo domingo (21), na sede do Ministério Público Federal em Curitiba, Paraná, para protestar contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou seu mandato.

Por unanimidade, Dallagnol perdeu o cargo que conquistou com 344,9 mil votos nas eleições de outubro de 2022.

A cassação foi decidida na terça (16), quando o TSE julgou recurso que contestava a elegibilidade do parlamentar, em uma ação movida por partidos de esquerda que compõem a Federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB-PV) no Paraná e, também, pelo PMN.

A ação contestava a legalidade do mandato de Dallagnol sob a alegação de que o parlamentar teria de ter sua candidatura impedida pela ficha limpa na época em que ocorreram as eleições.

O motivo seriam dois processos administrativos tramitando junto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Todavia, os processos só foram abertos quando Dallagnol já tinha deixado o MPF.

O ato dos apoiadores está marcado para acontecer às 15h na Rua Marechal Deodoro, 933, no Centro da capital paranaense.

Além de eleitores, políticos aliados também são esperados na manifestação. Quem já confirmou presença foi o deputado federal Marcel van Hattem que tem convocado seus seguidores para participarem.

– Pela nossa democracia, pelo respeito ao voto do eleitor paranaense, pelo nosso Brasil: eu vou! – escreveu.

Por: Leiliane Lopes

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta