STF marca novo julgamento contra denunciados do 8 de janeiro

A Suprema Corte já aceitou a abertura de 795 ações penais contra os envolvidos na manifestação.

STF
Desde abril, o STF deu início uma série de julgamentos sobre o 8 de janeiro | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para terça-feira 23 o início do julgamento do sexto bloco de denúncias dos manifestantes presos durante os atos de vandalismo nas sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro.

A análise deve ocorrer em plenário virtual, e ainda não foi divulgado o número de acusações que serão julgadas. Até agora, a Suprema Corte decidiu abrir ações penais contra 795 envolvidos nos atos.

Na segunda-feira 15, por maioria, o STF decidiu tornar réus 245 denunciados. Nesta terça-feira, o Supremo abriu o quinto bloco de denúncias também em plenário virtual, em que estão sendo julgados mais 250 acusados. O julgamento tem previsão para terminar na segunda-feira 22.

O total de julgamentos do STF

Desde abril, o STF deu início uma série de julgamentos sobre os pedidos de abertura de ação penal feitos pelo Ministério Público, divididas em blocos:

  • O primeiro ocorreu de 18 a 24 de abril, quando a Corte decidiu que 100 denunciados passariam a responder por ações penais;
  • O segundo, de 25 de abril a 2 de maio, transformou mais de 200 denunciados em réus;
  • O terceiro, de 3 a 8 de maio, analisou a situação de 250 denunciados; e
  • O quarto, de 9 a 15 de maio, tornou 245 acusados em réus.
  • REDAÇÃO OESTE

Deixe uma resposta