Lewandowski defende anulação de sentenças contra J&F
Ex-ministro do STF é agora consultor sênior da empresa.
Em seu primeiro parecer como consultor sênior do Grupo J&F, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski defendeu que as sentenças contra a empresa sejam anuladas.
Segundo informações da revista Crusoé, o magistrado aposentado da Corte máxima afirmou que a queixa da J&F merece prosperar. Ele argumenta que a empresa é autora “das Ações Anulatórias em que foram proferidas as decisões reclamadas”.
A J&F, holding brasileira da família Batista e que controla a JBS, contratou o ex-ministro menos de uma semana após ele deixar seu posto na Suprema Corte.
Lewandowski foi escalado pelos irmãos Joesley e Wesley Batista para defender a J&F na disputa judicial bilionária contra a companhia indonésia Paper Excellence pela Eldorado Papel e Celulose. A negociação envolve valores superiores a R$ 15 bilhões.
O parecer do ex-ministro defendendo a anulação de sentenças despertou críticas sobre sua decisão envolvendo a JBS na época em que ele era magistrado no STF.
No mês de fevereiro de 2021, Lewandowski suspendeu um processo no Tribunal de Contas da União (TCU) contra Joesley Batista. A ação apontava irregularidades na compra de frigorífico pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e solicitava uma reparação de R$ 670 milhões.
A empresa de carnes JBS vem sendo investigada dentro e fora do Brasil em diversas ações envolvendo corrupção e lavagem de dinheiro.
PLENO.NEWS