40 cristãos foram sequestrados durante culto na Nigéria
O país ocupa o sexto lugar na Lista Mundial de Perseguição Religiosa sendo o número 1 entre os mais violentos contra os cristãos.
No domingo (7), homens armados invadiram uma igreja evangélica localizada no estado de Kaduna, na Nigéria, e sequestraram pelo menos 40 cristãos que participavam do culto.
A informação foi confirmada pelo reverendo Joseph John Hayan, presidente da Associação Cristã da Nigéria (CAN) em entrevista à Reuters, dando detalhes de que o crime aconteceu na Igreja Batista Bege, na vila de Madala.
O reverendo disse que 15 sequestrados conseguiram escapar com vida na noite do domingo, mas outros 25 cristãos continuavam sob domínio dos criminosos.
– Não ouvimos nenhum contato para resgate ou qualquer coisa [dos atiradores] sobre as pessoas restantes, e oramos para que os sequestradores sejam misericordiosos e libertem os 25 restantes de volta para suas famílias – informou Hayan.
De acordo com a Internacional Christian Concern, várias entidades nigerianas ameaçam a vida dos cristãos, como o grupo terrorista Boko Haram e os Fulani, um grupo de pastores de gado islâmico que gera violência em fazendas e aldeias cristãs.
A Nigéria, que chegou à sexta posição na Lista Mundial da Perseguição 2023, é o país mais violento dentre 50 países analisados pela Portas Abertas. Além disso, o país da África Subsaariana ocupa ainda o segundo lugar de mais igrejas fechadas e tem a maioria dos casos de violência e abusos sexuais, com mil cristãs sendo vítimas. A Nigéria também é líder no número de casamentos forçados de cristãs com não cristãos, com 717 casos, e contabiliza 10 mil cristãos abusados física e mentalmente.
PLENO.NEWS