Manifestante só arrombou antessala de Lula após checar que seria gravado
Ação do invasor foi registrada por repórter fotográfico.
Os vídeos registrados pelas câmeras de segurança do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro seguem revelando fatos curiosos. Desta vez, constatou-se que o manifestante responsável por arrombar a porta da antessala do gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) só o fez após checar que estava sendo gravado por um repórter fotográfico da agência Reuters.
O momento foi observado e divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo neste domingo (23). Um trecho das imagens separado pelo jornal mostra que o homem só chuta a porta da antessala e a invade após olhar para trás algumas vezes e se certificar de que um jornalista estava registrando a ação.
Segundo o periódico, o mesmo jornalista havia sido hostilizado por manifestantes em outros momentos.
A cena do arrombamento da antessala foi gravada por volta das 15h56. O espaço, que fica no terceiro andar, já havia sofrido tentativa de arrombamento quatro vezes antes do manifestante conseguir entrar. Protegida, a porta dá acesso apenas a pessoas com uma credencial específica.
Na ocasião dos atos, os invasores circularam na antessala entre 15h20 até 16h30, quando foram forçados a deixarem o local por membros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e policiais. Antes saírem do espaço, os manifestantes pegaram extintores, utilizaram tomadas para carregar seus celulares, gravaram selfies e vídeos, além de chegaram a estourar uma mangueira, molhando o chão.
Trancado, o gabinete de Lula não chegou a ser invadido.
PLENO.NEWS