Final do mandato de Bolsonaro, inflação no Brasil fecha entre as menores de todo o mundo

Países como EUA, Alemanha, Reino Unido e Áustria, tiveram aumentos de preços mais significativos que o Brasil.

Inflação Brasil
Jair Bolsonaro, ex-presidente da República | Foto: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

No último ano do governo de Jair Bolsonaro no Brasil, a inflação do país fechou menor que a de países como Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido e Áustria, nações que são consideradas campeãs de austeridade no mundo. Os números foram divulgadospelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Segundo as informações divulgadas pelo órgão, 143 países encerraram o ano de 2022 com uma inflação maior que a do Brasileira. Esta posição é a melhor para a economia brasileira, registrada desde o ano de 1995, conforme um levantamento feito pelo jornal Valor Econômico. A data marca o primeiro ano completo com o Plano Real em vigor.

Já o pior momento para esse mesmo intervalo aconteceu em 2015, durante o governo da então presidente Dilma Rousseff, com 10,6% de aumento no custo de vida, ela hoje, presidindo banco internacional dos (Brics) Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Naquele mesmo ano, apenas 19 nações do planeta tiveram aumentos de preços maiores que os sentidos pelos brasileiros. Entre elas, nações instáveis como, por exemplo, Moçambique, Etiópia e Haiti.

Inflação do Brasil em 2022

O FMI informou que a inflação do Brasil em 2022 fechou em 5,79%. Ao mesmo tempo, o aumento do custo de vida foi de 9,8% na Alemanha, 6,63% nos EUA, 10,5% no Reino Unido e 10,5% na Áustria, economias vistas como referências de boa gestão para o mundo.

Fonte: Artur Piva

Revista Oeste

RANOTÍCIAS.COM

Deixe uma resposta