Para van Hattem, “Lula não pode continuar como presidente”

Deputado clamou por impeachment após revelações envolvendo a atuação do GSI nos atos de 8 de janeiro.

Deputado Marcel van Hattem Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) declarou que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não poderá continuar como presidente da República diante das revelações envolvendo a atuação do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) na invasão do 8 de janeiro.

De acordo com o parlamentar, as imagens provam que o governo vem acobertando o ministro-chefe do órgão, Gonçalves Dias, que estava no Palácio do Planalto durante os atos radicais e nada teria feito para conter os manifestantes.

– Gonçalves Dias contribuiu para a depredação e está sendo acobertado pelo governo. Imagens de dentro do Palácio do Planalto comprovam: ministro do GSI de Lula, general Gonçalves Dias, contribuiu para a depredação e está sendo acobertado pelo Governo. Lula não pode continuar presidente. CPMI do 8 de Janeiro e impeachment já! – exigiu van Hattem.

As cenas foram reveladas pela CNN Brasil nesta quarta-feira (19) e repercutiram imediatamente. No total, foram analisadas 22 câmeras que registraram 160 horas de gravação.

Segundo o veículo, às 16h29 do dia 8 de janeiro duas câmeras registram imagens do general dentro do Planalto. No início, ele caminha sozinho pelo terceiro andar da sede do Executivo, na antessala do gabinete presidencial.

Na sequência, ele tenta abrir duas portas e depois entra no gabinete. Minutos depois, o militar aparece caminhando pelo mesmo corredor com alguns invasores. As imagens apontam ainda que ele indica a saída de emergência a um grupo de invasores. Os registros mostram outros integrantes do GSI que também parecem indicar a saída aos manifestantes.

pleno.news

Deixe uma resposta