EUA: Lei proíbe trans de usarem o banheiro feminino nas escolas
O governo de Idaho sancionou um projeto de lei do Senado que permite o uso dos banheiros e vestiários pelo gênero biológico.
A partir do dia 1º de julho, os alunos do estado de Idaho, nos Estados Unidos, deverão usar os banheiros escolares de acordo com o sexo biológico.
O governador Brad Little assinou o projeto de lei, já aprovado no Senado, que impede que alunas trans usem os banheiros femininos e que alunos trans usem os banheiros masculinos.
– Exigir que os alunos compartilhem banheiros e vestiários com membros do sexo biológico oposto gera constrangimento, vergonha e danos psicológicos aos alunos – diz a justificativa do projeto.
Caberão aos alunos denunciarem se a lei for desrespeitada, pois está permitido tomar medidas legais contra as escolas, caso sejam encontradas pessoas do sexo oposto usando a instalação que não lhe é permitida.
Os alunos ofendidos com a presença de alunos trans nos banheiros ainda poderão processar a escola e pedir indenização por “danos psicológicos, emocionais ou físicos”.
As restrições vêm acompanhadas de uma recomendação para que sejam feitas acomodações razoáveis para os alunos que não desejam ou não podem usar banheiros ou vestiários coletivos.
Por: Leiliane Lopes
PLENO.NEWS