Mar Negro é palco de confronto entre cassas russos e drone americano.

Força americanas informaram que a colisão ocorreu nesta terça-feira (14) por volta das 7h, horário local, sendo que dois Su-27 russos “despejaram combustível e voaram na frente do MQ-9 de maneira imprudente, ambientalmente insalubre e pouco profissional”, disse o Comando Europeu dos EUA (Eucom, na sigla em inglês) em um comunicado.
 

Caças russos Foto: EFE/EPA/ANATOLY MALTSEV

Este foi em um dos primeiros confrontos militares diretos entre as forças das duas nações desde o inicio da guerra na Ucrânia, que começou há mais de um ano. De acordo com o Ministério da Defesa russo, o drone foi detectado por meio de equipamentos de vigilância e interceptado imediatamente.

O drone estava realizando “operações de rotina” no espaço aéreo internacional no Mar Negro, conforme o Eucom.

O MQ-9 Reaper é uma aeronave não tripulada capaz de voar por controle remoto ou de modo autônomo. (Foto: Força Aérea dos EUA)

– Nossa aeronave MQ-9 estava conduzindo operações de rotina no espaço aéreo internacional quando foi interceptada e atingida por uma aeronave russa, resultando em um acidente e na perda total do MQ-9 – informou o general da Força Aérea dos EUA na região James Hecker.

*AE

PLENO.NEWS

 

 

Deixe uma resposta