Ministra de Lula é resgatada de helicóptero no litoral de SP.

São Sebastião foi a cidade mais atingida pelas fortes

chuvas que caíram neste final de semana.

Lula e a ministra Esther Dweck Foto: EFE/André Borges

Um helicóptero militar foi usado para resgatar a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que estava em um condomínio na praia de Camburi, São Sebastião, a cidade do Litoral Norte mais atingida pelas chuvas neste final de semana de carnaval.

De acordo com o Governo de São Paulo, as chuvas que atingiram municípios do Litoral Norte é uma das maiores tragédias da história de São Paulo.

A região sofreu com o maior acumulado de chuva que se tem registro no país, com 682 milímetros e um rastro incalculável de destruição. Foram 36 mortos, 40 pessoas desaparecidas, com mais de 1.730 desalojados e 766 desabrigados.

O acumulado de chuva nas cidades do Litoral Norte paulista passa a ser o maior registrado no Brasil. Em 2022, Petrópolis (Rio de Janeiro) teve o acumulado de 530 milímetros de chuva em 24 horas. Antes, o maior índice havia sido registrado em Florianópolis (Santa Catarina), em 1991, com acumulado de 400 mm em apenas um dia.

A cidade onde a ministra estava foi um dos municípios mais afetados neste feriado prolongado de carnaval, com deslizamentos de encostas, alagamentos e bairros isolados devido à interdição de vias de acesso.

Leiliane Lopes

PENO.NEWS

Deixe uma resposta