Fim de semana de desfiles e blocos em SP tem risco de tempestades, alerta Defesa Civil
O litoral norte é a região onde devem ser registrados os maiores volumes de precipitação, com possibilidade de até 250 mm neste final de semana.
Segundo o meteorologista Willian Minhoto, da Defesa Civil de São Paulo, esta sexta deve ser um dia típico de verão, com calor e pancadas de chuva isoladas no período da tarde. Já no sábado e no domingo, uma frente fria se aproximará do estado e criará condições para chuvas intensas, com momentos de temporais na faixa leste do estado. As chuvas terão raios, vento e granizo. A temperatura ficará mais amena neste período.
O litoral norte é a região onde devem ser registrados os maiores volumes de precipitação, com possibilidade de até 250 mm neste final de semana. Na Baixada Santista, Serra da Mantiqueira, Vale do Ribeira e Itapeva, a previsão meteorológica indica que pode haver até 150 mm de chuvas.
Em São José dos Campos, Barretos e Franca, o total de chuvas pode alcançar até 100 mm. Já na capital e região metropolitana, Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto e Araraquara, o total previsto é de até 80 mm de precipitações.
Como muitas regiões estão com o solo encharcado por causa das chuvas do início do ano, há risco de deslizamentos, segundo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que afirmou que a Defesa Civil está preparada para auxílio imediato em casos de emergência.
RECOMENDAÇÕES
A Defesa Civil orienta os motoristas que, antes de pegar a estrada, verifiquem as condições do veículo e, em caso de chuvas fortes, procurem lugar seguro para parar o carro. Também não devem sair do carro em caso de enxurrada.
Se a diversão for em praias, rios, cachoeiras ou em bloquinhos, lembre-se que locais abertos são mais propensos à queda de raios. Em caso de tempestades se aproximando, procure um local coberto e proteja-se.
Em cachoeiras, é comum a ocorrência da cabeça d’água, fenômeno que provoca o aumento repentino do volume d’água. Portanto, fique atento aos sinais para não ser pego de surpresa: mudança de cor da água -normalmente fica mais escura-, surgimento de folhas, galhos e pedras rolando pelo rio.
Ao perceber esses sinais, saia da água e se afaste, pois a enchente invade as laterais do rio, logo, as pedras ao redor não são seguras para se proteger.
Sempre que sair para lugares sujeitos a enchentes ou enxurradas, consulte a previsão do tempo para evitar problemas. Jamais entre em áreas com enxurradas ou alagamentos. O melhor a fazer é esperar as águas baixarem para prosseguir viagem.
Os cuidados devem ser tomados também por pessoas que moram em área de risco. É importante ficar atento aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinados, rachaduras nas paredes, além de portas e janelas emperradas. Diante desses sinais, deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.