Balões: EUA se dizem abertos a uma reunião com a China.

Porta-voz da diplomacia americana deu

declarações nesta segunda-feira.

EUA detectam balão espião da China sobre seu território Foto: Reprodução/ Print de vídeo YouTube CBS New York

Nesta segunda-feira (13), o governo dos Estados Unidos disse que está “aberto” a uma reunião com funcionários de alto escalão da China para discutir a crise aberta sobre o suposto uso de balões espiões por Pequim. No entanto, o porta-voz da diplomacia americana, Ned Price, explicou que, até o momento, não está agendada qualquer reunião do secretário de Estado, Antony Blinken, com qualquer representante chinês.

– Estamos abertos e comprometidos em manter as linhas de comunicação. Podemos falar por telefone, ter reuniões em nossas embaixadas em Pequim ou Washington, ter reuniões com autoridades de outros países ou viajar para a China – disse Price.

O porta-voz afirmou ainda que é importante, bem como uma questão de responsabilidade, que ambos os países tenham a capacidade de “falar diretamente com franqueza”.

No último dia 4, os Estados Unidos derrubaram um balão chinês que supostamente espionava seu território. Desde então, foram derrubados outros três aparelhos voadores na América do Norte.

O governo dos EUA acusou a China de desenvolver um programa de espionagem militar por meio de balões enviados para 40 países nos cinco continentes, razão pela qual Blinken cancelou uma viagem planejada a Pequim.

Por sua vez, o governo chinês garantiu que o primeiro objeto derrubado era um balão meteorológico que se desviou de sua trajetória e denunciou que pelo menos dez balões americanos sobrevoaram a China em 2022.

*EFE

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta