Embaixador do Brasil tira férias e não recepciona Lula nos EUA.
Representante diplomático, no entanto, já
havia marcado suas férias antes mesmo da
visita do petista, de acordo com membros da
embaixada.
O embaixador do Brasil em Washington (EUA), Nestor Forster, decidiu tirar férias do cargo e, com isso, não recepcionou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a viagem do chefe do Executivo ao país norte-americano. A informação sobre as férias do representante diplomático foi confirmada pelo Itamaraty.
De acordo com o colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles, integrantes da embaixada afirmaram que o diplomata, no entanto, já havia marcado suas férias antes mesmo de Lula anunciar a viagem aos Estados Unidos. Ou seja, não existiria, necessariamente, uma relação entre a ida do petista ao país e as férias de Forster.
Indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2019, para o posto de embaixador do Brasil na capital dos Estados Unidos, Forster era amigo pessoal do filósofo Olavo de Carvalho, que morreu em janeiro de 2022. Na época, o embaixador chegou a organizar uma missa em homenagem a Olavo.
Em 9 de janeiro deste ano, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, decidiu remover o embaixador da representação em Washington. Para o lugar dele, a escolhida foi a embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti, que já recebeu o agrément (consentimento oficial) dos Estados Unidos. A nova embaixadora, no entanto, ainda precisa ser aprovada pelo Senado.
Paulo moura
PLENO.NEWS