Embaixador do Brasil tira férias e não recepciona Lula nos EUA.

Representante diplomático, no entanto, já

havia marcado suas férias antes mesmo da

visita do petista, de acordo com membros da

embaixada.

 
Nestor Forster, embaixador brasileiro nos EUA Foto: Agência Senado/Geraldo Magela

O embaixador do Brasil em Washington (EUA), Nestor Forster, decidiu tirar férias do cargo e, com isso, não recepcionou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a viagem do chefe do Executivo ao país norte-americano. A informação sobre as férias do representante diplomático foi confirmada pelo Itamaraty.

De acordo com o colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles, integrantes da embaixada afirmaram que o diplomata, no entanto, já havia marcado suas férias antes mesmo de Lula anunciar a viagem aos Estados Unidos. Ou seja, não existiria, necessariamente, uma relação entre a ida do petista ao país e as férias de Forster.

Indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2019, para o posto de embaixador do Brasil na capital dos Estados Unidos, Forster era amigo pessoal do filósofo Olavo de Carvalho, que morreu em janeiro de 2022. Na época, o embaixador chegou a organizar uma missa em homenagem a Olavo.

Em 9 de janeiro deste ano, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, decidiu remover o embaixador da representação em Washington. Para o lugar dele, a escolhida foi a embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti, que já recebeu o agrément (consentimento oficial) dos Estados Unidos. A nova embaixadora, no entanto, ainda precisa ser aprovada pelo Senado.

Paulo moura

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta