Brasil recebe ok e Dilma chefiará Banco do Brics, diz colunista.

Indicação da ex-presidente já teria recebido a

anuência dos demais integrantes do grupo.

ex-presidente Dilma Rousseff
Ex-presidente Dilma Rousseff Foto: EFE/Javier Lopez

A substituição de Marcos Troyjo pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) no comando do Banco do Brics deve ser sacramentada em breve. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a indicação de Dilma para o cargo já teria recebido a anuência dos países integrantes do grupo e, além disso, a saída do atual gestor do banco já teria sido acertada.

Após assumir o novo cargo, Dilma deve passar a morar em Xangai, na China. O mandato da petista no comando do Novo Banco de Desenvolvimento – nome oficial da instituição – durará até 2025. Troyjo, por sua vez, teria sido convidado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para ocupar um cargo no governo paulista.

De acordo com Jardim, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve visitar a China no próximo mês e pretende chegar ao país asiático já com a presença de Dilma na comitiva. O Brasil está no comando do Banco do Brics em razão de um sistema de rodízio entre os países do grupo. O primeiro presidente do Novo Banco de Desenvolvimento foi o indiano Kundapur Vaman Kamath.

Indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Troyjo assumiu o Banco do Brics em maio de 2020 com um mandato de cinco anos. Entretanto, a saída dele passou a ser cogitada em razão das críticas feitas por ele a Lula no passado. Enquanto comentarista da Jovem Pan, Troyjo chegou a chamar o petista de “presidiário”.

Paulo Moura

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta