Feliciano questiona intenção do governo Lula de sigilo sobre atos.
Íntegra das imagens da invasão aos prédios
dos Três Poderes será de acesso restrito.
O deputado federal Marco Feliciano (PL-SP) reagiu à decisão do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de impor sigilo sobre a íntegra das imagens dos protestos do dia 8 de janeiro. O parlamentar questionou a real preocupação do Executivo sob o comando do petista.
– A imprensa divulga que o governo Lula impõe sigilo às imagens de vandalismo do Planalto. Perguntar não ofende: Seria mesmo pela segurança do Palácio ou receio de que algum “cumpanheiro” seja identificado? – escreveu no Twitter, na manhã desta terça-feira (7).
De acordo com a Folha de S.Paulo, o governo Lula alegou riscos para a segurança das instalações presidenciais, mas divulgou trechos editados que não permitem uma análise dos atos ou de uma possível omissão das forças de segurança.
Também teria sido priorizada a exibição de imagens que ligam os ataques mais fortemente ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
– A reportagem da Folha pediu via Lei de Acesso à Informação a íntegra das imagens registradas pelas câmeras de segurança internas e externas do sistema do Palácio do Planalto referentes ao domingo em que manifestantes golpistas vandalizaram os prédios dos Três Poderes. (…) Ao negar acesso à íntegra das imagens, o GSI (Gabinete de Segurança Institucional), comandado pelo general Gonçalves Dias, afirma não ser “razoável” por divulgar informações que exponham métodos, equipamentos, procedimentos operacionais e recursos humanos da segurança presidencial – reportou o jornal.
Monique Mello
PLENO.NEWS