Rússia responde ocidente e ataca Ucrânia com míssil hipersônico.

CADA DIA MAIS FEROZ, SEGUE A GUERRA ENTRE

RÚSSIA E UCRÂNIA.

(Imagem: Reuters | Reprodução)

A situação está complicando. A Rússia fez um ataque com 55 mísseis contra a Ucrânia. Segundo o porta-voz do país, o maior porto ucraniano ficou sem água e energia corrente, e ao menos 11 pessoas morreram.

O ataque ocorreu um dia após os EUA e a Alemanha anunciarem o envio de tanques para Kiev, que devem chegar entre o final de março e o início de abril.

A relevância: A reação sinaliza que a Rússia não enxergou esse apoio militar do ocidente de maneira agradável, e que nunca estivemos tão perto de uma guerra generalizada no século atual.

Isso porque os tanques podem permitir que a Ucrânia leve o combate às forças de Moscou e recapture mais terras ocupadas — em vez de se concentrar apenas em rebater os ataques russos.

Repercussão 

O presidente ucraniano, Zelensky, disse que a chegada dos equipamentos pesados será “um passo importante no caminho para a vitória”. Mas destaca que os tanques precisam chegar rápido no país.

Por outro lado, para a Rússia, essa entrega já constitui um envolvimento direto dos países ocidentais na guerra. Nas palavras do secretário do Conselho de Segurança, “esses países viraram participantes do conflito”.

Bottom-line: Antes de fazer o anúncio do envio dos tanques, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que havia falado com os líderes da França, Alemanha, Itália e Reino Unido para continuar a coordenação de apoio à Ucrânia.

THE NEWS

Deixe uma resposta