Aumenta tenção na guerra Rússia X Ucrânia, e após Alemanha, EU também vão enviar tanques para os ucranianos.
Estados Unidos concordam em enviar tanques à
Ucrânia para combater os russos.
Após uma longa fase de análise, os Estados Unidos decidiram enviar 31 tanques Abrams à Ucrânia para ajudar o país a combater a invasão russa. O anúncio foi feito pelo presidente norte-americano, Joe Biden, nesta quarta-feira (25), após o sinal verde da Alemanha para também enviar tanques a Kiev.
Trata-se de “ajudar a Ucrânia a defender sua soberania e integridade territorial”, disse Biden, em um breve discurso. “Não é uma ameaça ofensiva contra a Rússia. Não há ameaça ofensiva contra a Rússia”, insistiu o democrata.
O anúncio vem depois de a Alemanha ter dado a sua aprovação para enviar tanques pesados do tipo Leopard 2 para a Ucrânia, após semanas de hesitação.
Biden disse que havia conversado com líderes da Alemanha, França, Itália e Grã-Bretanha “para continuar a estreita coordenação e apoio total à Ucrânia”. Ele ainda citou que o presidente russo, Vladimir Putin, esperava que a determinação da Europa e dos Estados Unidos enfraquecesse. “Ele esperava que nosso apoio à Ucrânia desmoronasse com o tempo. Ele estava errado”, insistiu o presidente americano.
Há semanas, Kiev pedia aos países aliados ocidentais tanques mais modernos, considerados essenciais para repelir a invasão do Exército russo. Contudo, os tanques americanos não devem ser entregues imediatamente. “Estamos falando de meses, não semanas”, segundo um alto funcionário americano. Em particular, ainda restava esclarecer se seria uma encomenda de tanques novos, o envio de tanques já usados ou de países terceiros, de acordo com a mesma fonte.
História por RFI
MSN