Veículo de combate alemão é tido como o melhor do mundo em sua categoria e pode ser decisivo no campo de batalha, impulsionando o avanço das tropas ucranianas na recuperação de território ocupado pelos russos.

Após semanas, chanceler federal Olaf Scholz cedeu à pressão para autorizar o envio de tanques de guerra Leopard 2 à Ucrânia

Após semanas, chanceler federal Olaf Scholz cedeu à pressão para autorizar o envio de tanques de guerra Leopard 2 à Ucrânia© Moritz Frankenberg/dpa/picture alliance

Depois de semanas de hesitação, o governo da Alemanha cedeu à pressão crescente de aliados e também de parte da população ao anunciar oficialmente nesta quarta-feira (25/01) o fornecimento à Ucrânia de 14 tanques de guerra do tipo Leopard 2A6, fabricados no país e disponíveis no arsenal da Bundeswehr (Forças Armadas alemãs). Berlim também permitirá que outros países possuidores desses blindados enviem o equipamento a Kiev.

Com os tanques de combate alemães, considerados os melhores do mundo em sua categoria, a Ucrânia espera aumentar a eficácia de sua defesa contra as tropas invasoras da Rússia, além de furar os bloqueios russos no leste do país, especialmente no corredor do Donbass, e assim reconquistar territórios ocupados por Moscou em 11 meses de conflito.

Num possível sinal do fim de um imbróglio que durou semanas, Berlim já havia encorajado nesta terça-feira seus aliados a começar treinamentos com tropas ucranianas para usar os blindados.

A decisão desencadeou anúncios de outros países sobre o envio de tanques. Segundo o jornal americano The New York Times, os Estados Unidos deverão enviar entre 30 e 50 tanques de combate Abrams à Ucrânia, revertendo uma decisão anterior.

por Renate Krieger (com Alexandre Schossler)

msn