Marina Silva afirma que mais da metade do Brasil passa fome.
Dados do Banco Mundial desmentem a ministra e
mostram que 4 milhões de brasileiros vivem com
menos de R$ 10 por dia.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse durante um painel no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, que mais da metade do Brasil está passando fome. Os números foram apresentados para o mundo, nesta terça-feira (17), e não há nenhum dado oficial que possa confirmar tal afirmação.
– O mundo é desigual. No meu país, tem 120 milhões de pessoas passando fome – disse a ex-senadora.
Durante o período eleitoral, o então candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falava sobre o número de 33 milhões de brasileiros que não tinham o que comer.
O número usava como dados um relatório da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Pensann) elaborado com apoio de ONGs ligadas a partidos de esquerda.
A mesma rede declarou que 125 milhões de pessoas não têm o que comer nas três refeições diárias necessárias, de onde a atual ministra provavelmente tirou a informação repassada no evento. Para chegar a esses números, a Pensann ouviu 12.745 brasileiros.
DADOS BANCO MUNDIAL DESMENTEM A MINISTRA
As informações utilizadas pela ministra são diferentes do que foi revelado pelo Banco Mundial que mostra uma redução significativa da miséria no Brasil nos últimos anos.
Os dados de 2020 mostram que 1,9% dos brasileiros – 4 milhões de pessoas – viviam com menos de 2,15 dólares por dia. Esse número era inferior ao registrado em 2019, quando 11 milhões de pessoas estavam nesta situação.
Sendo assim, as informações repassadas por Marina Silva não correspondem à realidade sobre a pobreza no país.
Leiliane Lopes
PLENO.NEWS