Ibaneis presta depoimento na sede da Polícia Federal no DF.

Político está afastado do cargo de chefe do Executivo

do DF por decisão do ministro Alexandre de Moraes.

Governador afastado do DF, Ibaneis Rocha Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

Afastado do cargo de governador do Distrito Federal por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Ibaneis Rocha (MDB) chegou à sede da Polícia Federal (PF), por volta das 11h desta sexta-feira (13), para prestar depoimento no chamado inquérito dos atos antidemocráticos. A oitiva ocorre a pedido do próprio Ibaneis, de acordo com sua defesa.

Na madrugada da última segunda (9), Moraes afastou Ibaneis do cargo de governador pelo prazo inicial de 90 dias, após as invasões às sedes do Congresso, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal. Na última quarta (11), a decisão foi referendada pelos ministros da Suprema Corte.

Em sua decisão, Moraes justificou o afastamento de Ibaneis com o argumento de que “absolutamente nada justifica a omissão e conivência” do chefe do Executivo do Distrito Federal durante os atos que resultaram na depredação dos prédios públicos em Brasília, no último domingo (8).

De acordo com o portal G1, um dos advogados de Ibaneis Rocha pediu ao ministro Alexandre de Moraes o acesso ao inquérito no qual o governador afastado está incluído. Ele também solicitou que o chefe do Executivo local seja ouvido pelo ministro.

– Este pedido tem claro propósito de esclarecer todas as circunstâncias acerca do procedimento do governo do Distrito Federal relativamente aos fatos ocorridos no último domingo – diz o documento.

Paulo Moura

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta