Calheiros pede ao STF retorno de Bolsonaro sob pena de prisão.
Senador responsabiliza Bolsonaro pelos atos
radicais onde os Três Poderes foram
depredados.
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a extradição imediata de Jair Bolsonaro (PL) dos Estados Unidos para o Brasil, sob pena de prisão preventiva caso haja descumprimento. O parlamentar quer que seja estipulado o prazo de 72 horas para o regresso do ex-chefe do Executivo.
Calheiros responsabiliza Bolsonaro pelas manifestações radicais nas quais foi comprometida a integridade material dos Três Poderes, neste domingo (8). Pede ainda a inclusão do nome do ex-presidente como investigado nos ataques.
O senador quer que Bolsonaro preste esclarecimentos sobre “sua participação nos atos antidemocráticos” e fale sobre “sua reunião ocorrida em Orlando” com o ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres.
Renan declarou que Bolsonaro, na condição de presidente da República, usou todo o aparato do Estado brasileiro durante os quatro anos de governo “para disseminar suas falas golpistas, preconceituosas e criminosas, cujo objetivo era, no fim, incitar sua turba a provocar uma ruptura institucional”.
O ex-presidente do Senado, Renan Calheiros, responde a nove inquéritos no STF.
Marcos Melo
PLENO.NEWS