Onda gigante mata surfista brasileiro em Nazaré, Portugal.
Márcio Freire foi socorrido de jet ski e levado
para a areia, mas já apresentava parada
cardiorrespiratória.
O surfista brasileiro Marcio Freire, de 47 anos, morreu na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, nesta quinta-feira (5). O lugar é conhecido por proporcionar aos praticantes do esporte ondas enormes, e foi numa delas que Marcio caiu e se afogou.
A Autoridade Marítima Nacional de Portugal confirmou a morte. Um alerta foi emitido aos Bombeiros Voluntários de Nazaré por volta das 16h20 (horário local) e comunicava um acidente com um surfista que estaria praticando tow-in, modalidade de surfe quando o atleta é puxado por uma corda para o encontro da onda. Ele foi socorrido de jet ski e conduzido para a areia, mas já apresentava parada cardiorrespiratória.
Equipes de salvamento realizaram procedimentos de primeiros socorros por afogamento, mas sem êxito. Já no local foi constatada a morte do surfista. O corpo foi levado para o Instituto de Medicina Legal de Leiria.
Pietro França, colega de esporte de Marcio, concedeu entrevista ao site Waves e contou tudo o que viu na hora do acidente.
– Foi na remada. Ele pegou uma bomba, todo mundo viu, e caiu. Foi para baixo e não voltou, ficou todo mundo tentando achar. Só que ele estava só com o colete normal, sem o inflável – relatou.
AUTORIDADE MARÍTIMA NACIONAL DE PORTUGAL EMITIU NOTA
Um homem de 47 anos, de nacionalidade brasileira, morreu esta tarde depois de ter sofrido uma queda enquanto praticava surf rebocado na praia do Norte, no concelho da Nazaré.
Na sequência de um alerta recebido pelas 16h20, através dos Bombeiros Voluntários da Nazaré, a informar para a queda de um surfista na praia do Norte, foram ativados de imediato para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré. Para o local deslocaram-se também elementos dos Bombeiros Voluntários da Nazaré e do INEM.
O surfista, um homem de 47 anos e de nacionalidade brasileira, foi resgatado para o areal pela mota de água de apoio à atividade, tendo os nadadores-salvadores verificado que a vítima se encontrava em paragem cardiorrespiratória, iniciando de imediato as manobras de reanimação até à chegada dos elementos dos Bombeiros Voluntários da Nazaré e do INEM, que prosseguiram com as manobras.
Após várias tentativas, não foi possível reverter a situação, tendo o óbito sido declarado no local pelos elementos do INEM. Foi contactado o Ministério Público e o corpo foi transportado pelos Bombeiros Voluntários da Nazaré para o Instituto de Medicina Legal de Leiria.
O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado para prestar apoio aos familiares da vítima.
O Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré tomou conta da ocorrência.
Marcos Melo
PLENO.NEWS