Exército suspende operação para retirar acampamento no DF.
Anúncio foi dado pelo comandante-geral da PMDF em
entrevista coletiva.
A ação conjunta entre a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e o Exército para a retirada do acampamento de manifestantes que ocupam local próximo ao QG do Exército em Brasília foi cancelada. O coronel Fábio Augusto Vieira, comandante-geral da PMDF, fez o anúncio em entrevista coletiva nesta quinta-feira (29).
De acordo com o coronel, o Exército Brasileiro “não deu a segurança necessária” para agentes que compareceram ao local efetuar a ação.
– Estávamos desde cedo acompanhando a movimentação no QG e presenciamos quando servidores da DF Legal, que estavam lá para a operação de retirada de ambulantes ilegais, foram embora porque não se sentiram seguros, uma vez que, segundo apuramos, o Exército não deu a segurança necessária – declarou.
O secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo, reforçou que a ação para a desmobilização de manifestantes chegou a ser iniciada na manhã desta quinta, mas o Exército optou por suspender a ação mais incisiva.
– Foi planejada uma ação para hoje, como anteriormente outras foram planejadas. Equipes do DF Legal e da PMDF estavam no local, mesmo porque qualquer tipo de ação a gente trabalha de forma preventiva para que não haja reação. No determinado momento, a coordenação da operação estava com o Exército e, por decisão do Exército, suspendeu-se a ação mais incisiva desse momento. Eles continuam desocupando, retirando as instalações, e nós seguimos à disposição – afirmou o secretário.
Manifestantes encontram-se acampados próximo ao Quartel General do Exército em Brasília há quase dois meses.
Monique Mello
pleno.news