STJ libera compra de 98 novos blindados pelo Exército.

Decisão foi da presidente da Corte, ministra Maria

Thereza de Assis Moura.

DESFILE DE BLINDADOS MILITARES ESPLANADA
Veículos militares na Esplanada dos Ministérios Foto: Antonio Molina | Fotoarena | Estadão Conteúdo

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) liberou a compra de 98 blindados pelo Exército do Brasil a um custo de R$ 5 bilhões. A decisão foi da presidente da Corte, ministra Maria Thereza de Assis Moura, após um pedido feito pela Advocacia-Geral da União (AGU).

A aquisição dos veículos estava impedida após decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que suspendeu a compra dos blindados por considerar que não havia emergência na aquisição dos veículos. A medida foi determinada pelo desembargador Wilson Alves de Souza.

No entanto, ao liberar a compra dos blindados, a presidente do STJ apontou que “a continuidade do projeto de renovação do parque bélico deve ser assegurada, não só porque a decisão acatada é apta a acarretar majoração de valores já alinhavados, com efetivo prejuízo econômico à União, como também porque a liminar concedida compromete a estrutura e o plano de defesa externa alinhavada pelo Ministério da Defesa e pelo Exército Brasileiro e a própria capacidade de defesa nacional”.

A decisão da ministra é da última sexta-feira (9).

Henrique Gimenes

PLENO.NEWS

Deixe uma resposta