Morre o monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova.
Líder religioso morreu de insuficiência respiratória por
broncoaspiração e disfagia motora.
O monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Católica Canção Nova, morreu na noite desta segunda-feira (12), aos 85 anos de idade, em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Canção Nova. De acordo com a comunidade, a causa da morte foi insuficiência respiratória por broncoaspiração e disfagia motora.
Abib tinha deixado o hospital na última quinta-feira (8), após ficar um mês hospitalizado para tratar uma pneumonia. Desde 2021, ele fazia um tratamento quimioterápico de um mieloma, tipo de câncer que se desenvolve nas células plasmáticas. O velório de Abib começou na manhã desta terça (13) e segue até quinta (15), no Santuário do Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista.
O monsenhor Jonas Abib nasceu no dia 21 de dezembro de 1936 em Elias Fausto, no interior de São Paulo. O ordenamento de Abib como sacerdote aconteceu em 1964, quando ele passou a se dedicar no trabalho de evangelização de jovens.
Em 1971, o então Padre Jonas Abib conheceu a Renovação Carismática Católica, movimento que incorporou ao catolicismo alguns traços do pentecostalismo. Sete anos depois, em 1978, fundou a Comunidade Canção Nova, cujo objetivo seria evangelizar pelos meios de comunicação social.
Conhecida em todo o país, a comunidade fundada por Jonas Abib é reconhecida pelo Vaticano como uma “Associação de fiéis Internacional de Direito Pontifício”, o que significa estar a serviço não somente da Igreja local, mas a serviço da Igreja no mundo todo.
O título de monsenhor foi concedido ao sacerdote pelo Papa Bento XVI, em 17 de outubro de 2007, a pedido do bispo da diocese de Lorena (SP), Dom Benedito Beni Santos. O título de “monsenhor” é dado pelo pontífice católico a padres que se destacam por relevantes serviços prestados à Igreja e ao povo de Deus em suas dioceses.
Paulo Moura
PLENO.NEWS