Belarus diz que Ucrânia “será destruída” se não negociar.

Declaração partiu do presidente do país.

Alexander Lukashenko, presidente de Belarus
Alexander Lukashenko, presidente de Belarus Foto: EFE/EPA/MIKHAIL KLIMENTYEV / KREMLIN POOL / SPUTNIK

O presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, pediu que a Ucrânia negocie um acordo com a Rússia para encerrar o conflito e advertiu que, caso contrário, será totalmente destruída.

– Você tem que parar, você tem que acabar com isso, porque o que se seguirá será a destruição total da Ucrânia – disse o presidente a um grupo de jornalistas russos durante a cúpula pós-soviética da Organização do Tratado de Segurança Coletiva realizada em Yerevan, nesta quarta-feira (23).

Suas declarações foram transmitidas pelo canal Pul Pervogo, do Telegram, atribuído à assessoria de imprensa de Lukashenko.

O presidente, que frisou não estar querendo pressionar o mandatário ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que “tudo depende da Ucrânia” ao responder a uma pergunta sobre a possibilidade de assinatura de um tratado de paz entre Kiev e Moscou.

– Se [na Ucrânia] não querem que as pessoas morram, uma enorme quantidade de pessoas, o conflito deve ser interrompido – insistiu.

O presidente de Belarus admitiu que isso é “duro, difícil, complicado, mas necessário se eles [os ucranianos] quiserem se recuperar”.

– O governo da Ucrânia tem todas as chances de trazer a situação de volta ao normal, resolver a situação de forma que as demandas do lado russo sejam atendidas e, assim, pôr fim a todo possível sofrimento da população civil – disse hoje o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

*EFE

pleno.news

Deixe uma resposta