Lewis Hamilton recebe título de cidadão honorário brasileiro.

Piloto foi homenageado em plenário da Câmara dos

Deputados.

Lewis Hamilton Foto: Marina Ramos/ Câmara dos Deputados

O piloto britânico e heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton recebeu o título inédito de cidadão honorário brasileiro, nesta segunda-feira (7), na Câmara dos Deputados, no Distrito Federal. Ele foi o primeiro estrangeiro a receber o título.

Na tribuna, depois de dar um “boa-tarde” em português, quase sem sotaque, Hamilton contou que, desde criança, com 5 anos de idade, quando disse que queria ser piloto de Fórmula 1 ao ver Ayrton Senna na televisão, ouvia que tinha de desistir e que aquilo seria impossível.

– Sempre me diziam que eu deveria desistir, que não teria como chegar lá. Disseram que eu nunca conseguiria. Então, eu digo a vocês, tenham foco e persistam – disse o piloto, aplaudido com gritos de “I love you”, cercado por faixas com suas fotos no plenário.

Hamilton dedicou a honraria a Ayrton Senna, seu grande ídolo, agradeceu o carinho dos fãs e disse que não vê a hora de passar mais tempo no Brasil e conhecer lugares como a Amazônia.

– Estou muito honrado por esse amor que sempre me demonstraram. Muito obrigado do fundo do meu coração. Eu, agora, posso dizer finalmente que sou um de vocês – afirmou.

A ideia de fazer a homenagem tem origem no carinho que Hamilton demonstra ao Brasil e que culminou, em novembro do ano passado, numa homenagem a Ayrton Senna. Após vencer o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Interlagos, em São Paulo, o britânico repetiu o gesto de cidadão honorário brasileiro que Senna havia feito exatamente 30 anos atrás, dando mais uma volta no autódromo com a Bandeira do Brasil. Hamilton usou, ainda, um capacete com as cores da bandeira brasileira, em homenagem ao ídolo da velocidade.

De frente para fileiras tomadas por crianças, adolescentes e famílias inteiras que vieram de diversas cidades para ver o piloto, o presidente da Câmara, Arthur Lira, até que tentou acionar a sirene para pedir silêncio, mas não teve tanto sucesso.

– Hoje, esta sessão está quebrando todos os protocolos – comentou, em tom de brincadeira.

Lewis Hamilton ao lado de Arthur Lira Foto: Marina Ramos/ Câmara dos Deputados

Depois de fazer um discurso de abertura no qual destacou as vitórias de Hamilton, Lira disse que o país, a partir de agora, passava a ser, oficialmente, um lar oficial do atleta.

– Que o senhor possa retornar a este país que agora também é seu – disse.

O deputado federal André Figueiredo (PDT-CE), que foi o autor do pedido para homenagear o britânico, aproveitou a oportunidade para lembrar que a bandeira brasileira, símbolo maior da Nação, revive seu papel maior nas mãos de Hamilton: o de união e orgulho do povo.

– O esporte ensina que adversário não é inimigo. Existe a beleza de serem, todos, brasileiros – declarou.

No dia 13 de novembro, no 50º aniversário do primeiro Grande Prêmio do Brasil, Hamilton vai correr em Interlagos, prova que já venceu três vezes e onde se tornou campeão mundial pela primeira vez, em 2008.

Hoje, Hamilton está empatado com Michael Schumacher no recorde de títulos mundiais: sete. O britânico detém vários outros recordes, incluindo o de número de vitórias e de pole positions.

*AE

PLENO.NEWS

 

Deixe uma resposta