Passado período eleitoral: Folha de SP troca “orçamento secreto” por “emenda de relator”.

Veículo manteve nomenclatura pejorativa durante as

eleições, mas o termo apareceu modificado após o

pleito.

Sede da Folha de S. Paulo Foto: Google Street View

Uma reportagem publicada pelo site do jornal Folha de São Paulo no dia 8 de setembro deste ano com a manchete “Saiba o que é e como funciona o orçamento secreto” teve seu título alterado recentemente para “Saiba o que é e como funciona a emenda de relator”. O fato chamou a atenção de usuários das redes sociais entre esta sexta-feira (4) e este sábado (5).

Não é possível ter certeza de quando o veículo fez a mudança, mas, entre o primeiro e o segundo turno das eleições presidenciais, a forma pejorativa que era utilizada por parte dos grandes veículos de imprensa para se referir às emendas de relator continuava como título da reportagem do jornal sobre o assunto.

Em buscas realizadas pelo Pleno.News no site Internet Archive, que reúne versões antigas de páginas da internet, é possível descobrir a forma como a matéria da Folha era exibida em 11 momentos diferentes entre os dias 8 de setembro, quando o texto foi originalmente publicado, e esta sexta, dia 4 de novembro.

Em versões da página exibidas nos dias 29 de setembro, 1° de outubro (véspera do primeiro turno das eleições) e 13 de outubro (11 dias após o primeiro turno) não havia qualquer mudança em relação ao título da reportagem, que continuava se referindo às emendas como “orçamento secreto”.

No entanto, na captura feito pelo site de arquivos da internet na manhã desta sexta, o título já aparecia modificado, com a chamada se referindo ao termo “emenda de relator” e não mais “orçamento secreto”. A versão é a mesma que está oficialmente no ar neste link.

Confira a versão da página no dia 13 de outubro (print abaixo e neste link):

Versão da Folha no dia 13 de outubro Foto: Reprodução/Internet Archive

Confira a versão da página no dia 4 de novembro (print abaixo e neste link):

Versão da Folha no dia 4 de novembro Foto: Reprodução/Folha de SP

Na última quinta-feira (3), o jornal chegou a se pronunciar sobre a mudança de termos ao ser questionado sobre o fato. No entanto, o veículo se defendeu dizendo que a nomenclatura “orçamento secreto” era utilizada apenas por “colunistas de opinião” e não em “cobertura noticiosa”, o que não procede no caso da reportagem de 8 de setembro.

Folha de São Paulo falou que o termo só era usado por colunistas Foto: Reprodução/Twitter

Paulo Moura

PLENO.NEWS

ranoticias.com

Deixe uma resposta