Condenado por transmitir HIV de propósito é preso no Rio.
Empresário havia sido sentenciado em 2018.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu um homem de 50 anos que havia sido condenado em 2018 por transmitir de forma proposital o vírus HIV para duas mulheres. O empresário Renato Peixoto Leal Filho foi preso em seu apartamento na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.
De acordo com as vítimas, ele nunca havia contado sobre a doença e não utilizava preservativos durante as relações. A uma das mulheres, Renato teria dito: “Vou marcar a sua vida”.
O empresário havia sido condenado a sete anos de prisão, e cumpriu os dois primeiros em regime fechado. Em 2020, ganhou direito à progressão de regime e passou à prisão domiciliar. No ano passado, contudo, a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio aumentou a pena para 13 anos e 4 meses de reclusão. Com isso, foi determinada a volta de Leal Filho ao regime fechado. Ele era considerado foragido desde maio.
A prisão foi feita por agentes da 16ª DP (Barra da Tijuca). Segundo a Polícia Civil, a captura foi possível a partir de troca de informações de inteligência entre as equipes da delegacia e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
Renato Peixoto Leal Filho passará por audiência de custódia e será encaminhado ao sistema prisional. O Estadão tenta localizar sua defesa para posicionamento sobre o assunto.
*AE
PLENO.NEWS
ranoticias.com