Rússia fala em 3ª Guerra caso a Ucrânia ingresse na Otan.

Declaração é do vice-secretário do Conselho de

Segurança da Rússia, Alexander Venediktov.

Bombardeios em Kiev Foto: EFE/EPA/OLEG PETRASYUK

O vice-secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Alexander Venediktov, afirmou que uma adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) “significaria uma escalada garantida para a 3ª Guerra Mundial”. A declaração foi feita em uma entrevista concedida à agência de notícias russa Tass.

– Kiev está bem ciente de que tal passo significaria uma escalada garantida para a 3ª Guerra Mundial – disse Venediktov.

O pedido para a entrada imediata da Ucrânia na organização foi feito por Kiev, mas o tema ainda está em debate. No entanto, mesmo sem ingressar na entidade, a Ucrânia segue recebendo armas e equipamentos de defesa da Otan e do G7, o grupo dos sete países mais industrializados do mundo.

Os envios foram intensificados depois de novos ataques russos ao país, consequência da explosão que destruiu parte da ponte de Kerch, que liga a Crimeia à Rússia. Segundo Venediktov, o presidente Vladimir Putin e seu governo sabem que as ações tomadas pelo Ocidente mostram que eles são parte direta do conflito.

– A adesão da Ucrânia à Otan dará ao envolvimento do Ocidente [no conflito], automaticamente, uma nova qualidade – completou Venediktov.

Paulo Moura

PLENO.NEWS

ranoticias.com

Deixe uma resposta